quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quatro rodas, mil problemas

Essa história é realmente muito triste. Mas sinceramente não acho mais triste do que a nossa. Do que a nossa história de fome, de miséria, de pessoas que não sabem ler...

Claramente minha visão é parcial... mas minhas opiniões são baseadas na minha experiencia de vida. Ninguém da minha família tem carro, e não por escolha, mas porque, até agora, temos menos chance de ter um carro do que os cubanos citados na reportagem.

Mas uma coisa eu tive: educação. Não das melhores, é claro, mas o estudo sempre foi incentivado na minha casa, e foi com ele que consegui entrar na USP, ir para os EUA, trabalhar...

Mas eu fui agraciada de ter nascido em um lar assim, muito diferente da maioria dos meus amigos de infância, que não tiveram a oportunidade de estudar porque tinham d ir trabalhar cedo para ajudar em casa...

Quando vejo a vida que eles levam, pegando ônibus lotado (não sei se vc já teve esta experiência, mas para mim é pura tortura) levanto até 3 horas para chegar ao trabalho, e reproduzindo para os filhos a mesma infância que tiveram, se não pior, sem nenhuma chance de sair dessa situação. Um ciclo vicioso de miséria e desigualdade. Quando vejo isso, sinceramente gostaria que meu país fosse como Cuba. Concordo que não é o paraíso, mas pelo menos vc não tem que pegar o ônibus lotado todo dia e ver o empresário com seu motorista dirigindo no ar condicionado e pensar: só porque nasci em um lar diferente que estou nessa situação, sem nenhuma chance de sair dela. Puro imobilismo social.

Enfim, é isso. Acredito que muitos cubanos odeiam a situação de seu país e fogem de lá com a esperança de ter o "American way of life". Sem dúvida os bens que o capitalismo pode te dar são muito atraentes, mas infelizmente não é real para a grande maioria da população.

2 comentários:

ma disse...

Dá-lhe, Chaves!

Anônimo disse...

Excelente!
argos