sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Art Project by Google

Já tinha ouvido falar que o Google tinha lançado uma espécie de "museum view" (quase street view). É muito interessante o projeto. Podemos ver detalhes de grandes obras devido à alta resolução que o aplicativo permite. Também é possível passear dentro do museu. Pelo que percebi, ainda são poucos os museus disponíveis, mas há alguns muito importantes, como o MoMA (aquele que recentemente exibiu uma performance suuuuper alto astral da Yoko Ono ¬¬). Bem legal para a gente seguir e pagar de admiradores de grandes obras incompreensíveis (piadinha; é só estudar, como tudo na vida).
Abaixo, a reprodução de uma obra de Paul Gauguin. Pelo que me lembro dos meus desleixados métodos de estudo (ler o Argan na comodidade de se estar deitada na cama, pedindo pra dormir), o Gauguin foi um cara que não aguentou a vida alienante de Paris e resolveu ir para um país asiático (exótico?) de pessoas conectadas com a natureza. Daí as cores vibrantes de suas obras, muitas flores e nativos. Bom, a história não é só isso, é bem mais complexa. Segundo meu professor, a vida do artista é sempre muito difícil, principalmente por questões internas.






Na National Gallery está a obra The Ambassadors de Hans Holbein the Younger. Esse quadro é famoso por conseguir driblar uma censura (não sei de quem, acho que da Igreja Católica ou da Realeza) e apresenta uma mensagem subliminar no centro-inferior da tela. Parece uma coisa estranha, mas olhada de determinado ponto de vista, vê-se um crânio.

vejam a ceveirinha ali, disfarçada.

delathe do quadro


vista interna do National Gallery

4 comentários:

Sarah disse...

Muito legal Argos!

Vou poder matar a saudade da National Galery of Art, o local que mais frequentei em D.C.

Aliás, em um dos tours que fiz pelo museu, o quadro que vc postou foi um dos que os monitores explicaram... foi bom reviver aquele momento...

Podiamos fazer um tour virtual juntos!

Sarah disse...

Acabo de ver que a National Galery é de Londres :(....

Que engraçado, tinha certeza de ter visto aqueie quadro lá... devo ter visto na TV e confundido...

Uma pena não ter a National de D.C...

Anônimo disse...

quem sabe, na época da sua visita em D.C, o quadro de londres poderia estar lá em exposição.
lembrei mesmo de vc, chaves, quando "entrei" dentro dos museus rs
argos

ma disse...

Adoro Gauguin, suas cores quentes e flores tropicais.
Já que vcs conhecem os quadros podiam dar mais umas dicas do que ver e que detalhes reparar neles, né??