quarta-feira, 1 de abril de 2009

Marchons!

Que qualquer manifestação realizada em São Paulo só vira notícia porque "atrapalhou o trânsito" e "causou grandes congestionamentos na cidade" não é novidade para ninguém. Ainda assim, não dá para não comentar a última da Folha de São Paulo.

Na quinta-feira (26) uma vídeo-reportagem da Folha Online mostrou os protestos de "cerca de 15 pessoas" contra a prisão da dona da Daslu, Eliana Tranchesi - condenada, segundo a própria reportagem, por sonegação fiscal, formação de quadrilha e falsificação de documentos. O jornal se deu ao trabalho de enviar um repórter para cobrir o protesto de 15 pessoas!! Protesto, álias, que não durou mais de 15 minutos - provavelmente o tempo que o jornalista esteve presente no local (é, a janela do escritório tem uma visão privilegiada da região). A matéria só não contou se são só 15 mesmo os beneficiados pelos projetos sociais da Daslu (ou quanto cada participante recebeu para estar ali).

Já na segunda (30), a chamada do UOL linkando pra Folha Online não deixou dúvidas, uma manifestação atrapalhava o trânsito da Paulista. 14 horas não é horário de pico, protestos contra a crise vêm sendo realizados em todo o mundo, o futuro da economia preocupa a todos, mas não importa: prejudicaram o trânsito, esta instituição paulistana. Sim, prejudicaram porque "cerca de 4 mil pessoas" não são 15, não dá pra andar na calçada.

Que se proiba de vez qualquer manifestação que mereça este nome, defendem parados em seus carros, ar condicionado no último, os paladinos do trafégo. No que depende da abordagem de grande parte da imprensa já não somos mesmo informados sobre os motivos dos protestos. Manifestação para quê? Se só existe um modelo correto, uma economia possível, uma beleza universal, um modo de vida válido...

Marchons!

2 comentários:

Anônimo disse...

não entendi "marchons"... alguém me exprica...

ma disse...

é marchemos, cherie...