sexta-feira, 21 de outubro de 2011

medo esquisito


Eu tenho uma coisa de ficar experimentando meus medos ou dores. Quando estou com um machucado, alguma parte dolorida do corpo, sem intencionar, tenho o costume de ficar apertando. Não acho mesmo que seja um pouco de masoquismo ou algo assim. Concluí que faço isso no sentido de "ver se ainda está doendo, se já está sarando" ou "tá vendo? tá doendo mesmo, não é imaginação minha. caramba, dói mesmo". Quando eu era criança e lavava roupa, havia um balde grande e azul escuro na minha casa. Se estava cheio de água, não dava pra ver o fundo do balde, pois ficava tudo escuro. O meu medo era colocar o braço lá dentro. Eu colocava e ficava ali observando que eu tinha mesmo medo daquilo, que minha mão estava lá no fundo infinito e "se aparecesse um jacaré aqui?" Não era um medo grande, mas se eu perdesse a concentração de que era um balde apenas, eu tirava o braço sem pensar. Medo do escuro também sempre existiu, mas esse é mais dolorido de enfrentar, pois se tento me concentrar no escuro, vai ficando pior rs Mas outro medo de que quero falar aqui é um fraquinho, mas bem incomum. No bairro da minha infância, há uma região de chácaras pro fundo da casa em que morei. Cheguei a andar naqueles caminhos, basicamente uma longa estrada de terra que conheci até a altura de uma instituição do Seicho-no-ie. Além dali eu me perguntava o que viria e queria que viesse uma cidade, um centro com muitas pessoas. Quando surgiu o google maps, fui lá ver o que havia a mais ao longo daquela estrada e até onde me levaria. Dei o maior zoom que podia e segui em frente, fui "andando andando" e de repente, da estrada, caí direto numa mata fechada e bem verde. Foi um medinho na hora. Um pequeno desespero de estar perdida ou sei lá o quê. Nem lembro o que fiz, se fechei a janela ou diminui o zoom, ou se fiquei observando o que estava sentindo. Só sei que até hoje, a fim de verificar meu pequeno medo, fico dando zoom em áreas verdes e áreas de água. Essas últimas são mais terríveis, nunca avancei em alto zoom pro meio do oceano e raras vezes deixei que a água ocupasse a tela inteira. Também ainda não tentei ver a Amazônia de perto. É um medo que consigo enfrentar, mas se estou distraída navegando e caio nessas áreas verdes ou do litoral, vou levando pequenos sustos. O último deles foi ontem. Resolvi ver como era o google earth. Abri o programa e vi a terra. Dei um clique em cima e veio aquele zoom incontrolável, meio 3D, direto da parte azul. Cerrei os olhos e fechei a tela. Fui postar no feice e mais tarde veio a ideia de pesquisar no google : medo google maps. O que encontrei foi isso:


Anyone else have this ultra weird phobia?

How do I even begin to explain this. Christ, here goes nothing... When I look at satellite photo's or Google Maps or something, and the satellite is focused over a large open area of water, I completely freak the fuck out. I don't mean that I get a soft chill and that's it, I mean I completely freak out and get scared shitless. If you find the name of a small island in the middle of an ocean and type it into Google Maps or Google Earth or something similar, it completely scares me looking at the water to the point where I start shaking and I close the page automatically.
It's not because of heights, if I look at a image of open ground such as a desert or a city, I'm fine. It's just something about looking at real satellite images of open water. I don't mind water, I love swimming and I am not afraid of water in general.
Oh fuck, I'm not alone am I?
http://forum.grasscity.com/general/752203-anyone-else-have-ultra-weird-phobia.html

Fobia a ver agua desde la altura!
Hola a todas! Realmente no sé de dónde provino este comportamiento en mí, pero no puedo ver agua en poca o gran cantidad desde la altura... Por ejemplo: Desde un avión, o mirando el mapa de Google Earth... uy no, es imposible que vea esa mapa satelital si hay agua en la imagen.
Es increíble pero cierto, y no sé por qué se dará. Soy una persona sociable, lo que se podría llamar "completamente normal", pero me pongo loca y me agarra pánico cuando veo agua desde mucha altura y no sé qué hacer!
http://foro.enfemenino.com/forum/f218/__f2218_f218-Fobia-a-ver-agua-desde-la-altura.html

Google earth, weird phobia?
Whenever I'm on google earth it makes me feel so sick and i feel very scared, Its ok when its zoomed in to all the houses, but when its going across the countries and looking at all the sea and all that its horribl. Does anyone have any idea why this could be?
Oh and please don't just say don't go on Google Earth because I have to because we use it loads at school.
http://uk.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091117084226AAZMLmP

Há outros textos também, embora poucos. E não encontrei nada em português, sou a pioneira do assunto no Brasil rs
Abaixo, cena de horror! Na verdade, a cena assim estática não, mas melhor não ver dando zoom nessa área. Não é medo de altura, acho que é do desconhecido ou da imensidão.





43 comentários:

Sarah disse...

é bom nos conhecermos... mas sobre este medo realmente é estranho... Se algum dia descobrir a origem, conte pra gente!

ma disse...

vertigem virtual! Isso é um bom nome de alguma coisa, talvez de um site de desenhos ;)

Hérika disse...

Também tenho o mesmo medo que você... Tenho muito medo do google earth, quando as imagens vão se aproximando. Não sei o porquê! :( Hoje mesmo tava procurando a Cordilheira dos Andes. Que medo!! Só olhei no google maps msm e nem aproximei tanto o zoom.
Esse meu medo é estranho... Dá até um friozinho na barriga!!
Fiquei com mais medo ainda em um dia em que uma professora da faculdade colocou um vídeo simulando a descida de um foguete do espaço até a Terra,o que era super real...
Tomara q isso seja normal! que bom saber que outras pessoas sentem o mesmo medo que eu. :)

Anônimo disse...

Ahhhhhh! Que alívio saber que não sou louca. Desde pequena tenho fobias bizarras. O meu pânico dessas imagens do Google Earth é tão intenso que não posso ficar expostas a elas, pois tenho crises severas de enxaqueca, ânsias de vômito, sudorese, taquicardia, aurea e sensações de desmaio. Assim como você, também fico tentanda por à prova o medo. Além do Google Earth, tenho fobia de buracos - tripofobia - e de grandes naufrágios, bem como medo de altura que não tem causa em nenhum trauma. Enfim, encontrar pessoas que entendem a agonia de ter uma fobia de algo bizarro, é confortante, pois conseguimos até superar um pouquinho esse medo. :)

Unknown disse...

mds è bom saber que nao so a unica que tenho esse medo,realmente tenho esse medo tambèm de dar zoom nas matas,oceanos em lugares desertos onde nao tem nada,e tenho medo tbm quando vou aproximar o zoom em alguma rua e ela fca embaçada,isso me da muito medo,e me da medo tbm de ver buracos grandes pelo google earth e imagens de buracos,sou como vc tbm kkk gosto mt de enfrentar esses medos,me testar,sei la,acho q gosto de ter medo

[30tão] disse...

Ola isso é curioso mas eu também sinto desconforto ao usar o google maps. O Earth nem pensar. Lembro-me quando criança que meu pai tinha me dado um telescópio então fui olhar a lua e quando foquei ela senti um medo esquisito que renasceu hoje em tempos de google earth. Isso talvez seja ou medo de altura, ou a solidão extrema do espaço. Algo que o filme Gravidade reflete bem. Eu particularmente não gosto de ver o globo inteiro ou uma visão geral de um local. Um dia dei um zoom sem querer e aquela transição do mapa à rua (como se estivesse caindo) assustou.

Unknown disse...

Nossa! Que bom saber que não sou só eu! Kkk! O meu medo nesses mapas é principalmente a parte do oceano ou nas proximidades do mar. Me sinto muito desconfortável, parece que vou cair lá ou até que vai aparecer algo. Mas isso só acontece com os mapas virtuais tipo Google Maps, mapas de papel pra mim são normais.

Unknown disse...

Nossa! Que bom saber que não sou só eu! Kkk! O meu medo nesses mapas é principalmente a parte do oceano ou nas proximidades do mar. Me sinto muito desconfortável, parece que vou cair lá ou até que vai aparecer algo. Mas isso só acontece com os mapas virtuais tipo Google Maps, mapas de papel pra mim são normais.

indi disse...

Nossa, achei que eu era louca por ter medo disso!
É exatamente isso que todo mundo já falou, ao aproximar das matas e oceanos principalmente, parece que vou ser engolida pelo computador =/

Anônimo disse...

Comentei essa semana com uma amiga que eu morria de medo do google earth! e ela nao me deu atençao! kkk bom saber q nao estou sozinha. mas sinto extrema agonia, suo frio, me arrepio, seila! é muito agoniante!!!

Anônimo disse...

Nossa, eu achava que fosse a única. Porque nunca encontrei alguém para debater sobre esse assunto. Além do medo de imagens vindas de satélites, como Google Earth e Google Maps, também tenho com simuladores de sistema solar ou imagens muito bem definidas e detalhadas de corpos celestes do Universo. Quanto melhor a definição, maior o meu pânico. E agora, com as imagens em 360 graus, adquiri mais um quesito semelhante para esse medo. Mas como dito acima, causa muita agonia

Unknown disse...

Eu tmb tenho pavor do Google mapas, do Earth ou qual quer site ou app do gênero, minha cabeça gira, dá vontade de vomitar, suo frio, fico gelada, enfim é um desespero, esses dias baixei um app para observar as constelações e foi uma tortura. Agora mesmo fui entrar no site Wind para observar os furacões e foi outra tortura, a medida que avançava pelo mar então, joguei o Cel longe, achava que só eu tinha isso.

Isabela disse...

Eu tenho o mesmo medo e finalmente encontrei algo assim na internet, rs. Obrigada pelo post!

Teka disse...

Caí perdida aqui procurando no google "medo google earth" porque eu fui procurar uma coordenada da antárdida e quando começou a passar pela água meu coração acelerou demais. E eu sempre tive esse nervoso quando mexia. Bom saber que não to sozinha! rs

Anônimo disse...

Que loucura, também não consigo ver o modo satélite do Google Maps. Sempre rola um medo que parece ser de me perder ou achar alguma coisa muito bizarra. Tenho agonia independente de onde olhe.

Livia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Livia disse...

Ai, gente, que bom que eu não sou a única doida aqui kkk
Eu tenho medo de água desde quando quase me afoguei na praia. Portanto, tenho fobia de água... principalmente quando vejo de cima, seja por foto ou seja pelo google maps. O Google Earth foi desinstalado do meu pc há tempos!
Porém a fobia não para na água, chega nos relevos tb. Quanto mais zoom eu dou, mais desespero vai dando.
É uma sensação de como se eu fosse cair ali. Quer ver eu ficar apavorada tb é quando eu vou entrar no google street e o programa ta pensando na vida e fica tudo preto.
Meu corpo inteiro arrepia, meu coração acelera e fico com vontade de sair correndo de desespero.
Resumo da loucura dos mapas: medo da água (seja rio, lago ou mar, quanto maior a área, maior o medo), medo do relevo (quanto mais montanhoso, maior o medo) e medo do preto do google maps quando as fotos não carregaram ainda.
Ah, tenho outra fobia doida: do universo.
Pior que eu amo ver fotos do universo, principalmente nebulosas.. são as que eu mais amo, mas são as que me dão mais medo.

Julio leite disse...

Não tenho medo não, mas estou intrigadíssimo com todos esses comentários! Muito interessante

Unknown disse...

Gracas a deus achei outras pessoas com mesmo problema que eu! Tenho pavor do google maps e sites semelhantes ...queria entender mais sobre esse medo .....é terrivel, mais terrivel pelas pessoas nao entender essa fobia ....

Unknown disse...

Eu e minha irmã sofremos desse mesmo medo. E descobrimos em 2005 quando fomos curiosas baixar o Google Earth. É um medo péssimo. Já procurei muito a respeito e ontem numa viagem descobri que tenho medo de montanhas muito grandes a noite. Não sei explicar mas me deu pânico de imaginar que eu estava dirigindo ao lado de uma montanha imensa naquela escuridão.

Anônimo disse...

Procurem sobre Talassofobia. Acho que é esse o mal que tb me aflinge. Olhem esse site e vejam se vocês se sentem desconfortáveis.
https://www.hypeness.com.br/2017/03/se-essas-fotos-te-incomodam-provavelmente-voce-sofre-de-talassofobia-o-medo-do-mar/

Anônimo disse...

Gente! Posso comentar 9 anos depois? Kkkkk vim pesquisar fobia do Google maps e achei essa página. Me sentia louca por isso. Mas eu tenho muita fobia. Os mesmos medos que vcs

Unknown disse...

Ate q enfim descobri que nao sou louca...Tenho medo de pesquisar ruas no google mapas,Eu chego a gritar de medo!Eu morro de medo!Portanto nem olho mais

Anônimo disse...

Eu tenho esse medo nos mapas também. Quando eu estou navegando por uma cidade é bem tranquilo. Mas em florestas densas e oceanos nem pensar. Para contornar isso eu deixo a aba do Google Maps bem pequena, aí é mais tranquilo. Com tela cheia nem pensar!

Que bom que não estou sozinho, não nasci pra ser astronauta. '-'

Unknown disse...

Que ótimo saber que não estamos sozinhos! Tenho a maior agonia de dar zoom em qualquer região que eu não conheça...saiu da minha cidade já me sinto mal de olhar :( me sinto totalmente perdida, me dá um pavor grande, logo fecho e não abro de jeito nenhum... se alguém descobrir de onde vem isso, conta pra nós! 😊

Anônimo disse...

Passada....eu já me sentia a maluca!!! É um frio na barriga surreal que dá ao ver mar, rios, e matas fechadas nos mapas! Ainda bem que achei mais pessoas iguais a mim!

Unknown disse...

A mesma coisa sou eu!

Adrianna Verly disse...

Deus! Como é bom saber q não é somente eu q sofro com isso! Sinto uma aflição tão grande. Incontrolável! Enquanto está na cidade ainda tá bom, mas quando o mapa anda um pouco para matas e rios/mares fecho na hora. Pq me dá pânico. Meu cérebro parece q recebe várias descargas de medo. Meu coração acelera. Odeio! Odeio! Ainda bem q encontrei vcs.

Janete disse...

Meu Deus ando doida pra tentar explicar ao meu namorado o meu medo do Google earth e não consigo, ele acha estranho e não entende. Hoje resolvi pesquisar. Encontrei este site e afinal não estou louca. Bom saber que tem outras pessoas assim. Quase que desmaio quando abro o Google earth, já até evito, não consigo. Alívio!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna D disse...

Faz alguns anos que descobri esse meu medo do Google Maps e Google Earth. Em geral, as imagens de satélite me apavoram, mas pode acontecer com o mapa normal tbm. Se estou em um lugar conhecido, por exemplo minha cidade, é ok. Deixo ali o zoom normal, consigo mexer um pouco sem grandes problemas. Mas se o mapa me leva pra algum lugar estranho, ou se me "perco" de onde eu estava, ou se eu tiro muito o zoom... eu simplesmente não consigo mais olhar, dá palpitação, fecho a página. Não tenho medo de altura, não tenho problema com avião, já andei de balão e não tive nenhum medo. Não lembro desde quando tenho esse medo, mas faz vários anos que descobri. Desde lá, fico conferindo os comentários desta página pra me sentir menos sozinha hahaha. Mas realmente é um medo muito bizarro, não sei explicar. Pelo menos as pessoas se divertem quando eu conto hahaha

Unknown disse...

Tenho o mesmo medo!Chego a sentir taquicardia,fico gelada!Google maps ,Earth e até mesmo ao procurar por simples ruas no maps ,eu passo mal

Evol *.* disse...

Caramba, que coisa louca.E eu aqui me culpando imensamente achando que só eu sentia essas sensações horrorosas ao ver um mapa virtual sob zoom. Áreas verdes, água ou espaço, eu chego a passar mal em observar.Que coisa mais esquisita neh

Anônimo disse...

Eu faço o mesmo que você, sempre venho nesta página ler sobre os novos depoimentos, já que não conheço ninguém por perto que tenha a mesma fobia que eu. Nesse blog sinto como se estivesse naqueles centros de apoio rs.. Mas então, descobri essa fobia desde 2013, mas só percebi que era mais séria em 2014 quando tive que trabalhar com algumas imagens de satélite ( pra mim era desesperador rs). Mas comecei a observar essa angústia, agonia e nervoso que dava quando dava zoom muito rápido em florestas, mar, buracos no mapa. Enfim, gostaria de saber um nome pra isso também, porque não tenho medo de altura e nem acho que seja talassofobia, é algo muito bizarro!

Unknown disse...

Eu também tenho esse mesmo medo. Só de clicar na opção de satélite ja me deixa agoniada porque fica a tela toda escura carregando, acho que da um efeito de imersão muito estranho.Um dia resolvi explorar pelo google maps até que cheguei na parte que só tinha oceano e comecei a mexer rapido pra achar terra firme e não vinha, aí fechei o google porque tava me sentindo muito mau. Outra vez foi mexendo no google Earth, me senti mau vendo o espaço vazio.

Paolla Furlan disse...

eu morro de medo do Google mapssss, achei q era a única

Marilu disse...

Estamos juntos nessa agonia, tenho medo de olhar floresta, deserto, mar, geleiras, aliás, nem olho. Deve ser uma fobia que acomete a muitos, só não se fala.

Dani disse...

Nossa, pavor meu Deus, ninguém entende quando falo que só de pensar em abrir o Google maps/Earth me dá vontade desmaiar, bom saber que tem mais pessoas assim

Anônimo disse...

agora eu me sinto leve, tenho muito medo do google earth! Senhor amado! Temos que fazer um grupo de apoio a esse tipo de fobia. eu acho que esse medo surgiu da minha megalofobia, objetos muito grandes me dão um medo horrendo. quando tô olhando o google earth, ou qualquer imagem de satélite que eu possa dar zoom in e out, eu me sinto muito pequena comparada com o mundo, o universo… de certa forma esse nosso medo é muito filosófico

Anônimo disse...

Eu concordo muito com o comentário acima do meu (seg. jan. 23, 07:47:00 PM 2023). Eu também tenho medo de coisas muito grandes, tipo ondas gigantes, imagens do universo, nuvens, etc... "(...)eu me sinto muito pequena comparada com o mundo, universo" é exatamente o sentimento que tenho. Confesso que já melhorei muito, mas ainda ver imagens de satélite do mar, desertos e outros tantos me da muito desconforto e meu peito aperta. Mas não me vejo 100% em Megalofobia nem em Telassofobia... Estaríamos nós em uma síndrome nova?

Anônimo disse...

Olá, eu descobri recentemente a minha "fobia" ao olhar rios no google maps, pois eles ficam escuros, me sinto angustiada, corro e tiro pra nao ver, sinto que vou cair lá dentro, e quando eu dou zoom, parece que algo vai aparecer e me puxar. Na vida real eu sempre tive medo de água também, e o pressentimento que vou m0rr3r afogada me persegue. Enfim, n sei o que é google earth mas vou atrás pra saber o que sinto lá também. Bom saber que nao estou sozinha nesse medo.

Anônimo disse...

eu morro de medo tbm, mas sabe qual é o pior?
eu quero fazer faculdade de geografia

Anônimo disse...

Me sentindo aliviada de ter encontrado outras pessoas que sentem isso, sério!
Passo por isso desde a adolescência, e agora com quase 30 estava observando o app de clima do Windows e simplesmente levei um susto, quando ele começou a dar zoom no meio de uma área aleatória no continente Africano.
Meu problema é com tudo, água, terra, montanha... Qualquer coisa escura ou que tenha algum tipo de relevo. Minha garganta simplesmente tranca e eu não consigo respirar.

Quando eu era pré-adolescente, eu sonhava em ser astrônoma hahaha