domingo, 23 de setembro de 2012

O mundo é grande

                                      

O mundo é grande, mas a gente esquece. A gente se tranca em salas pequenas, em cadeiras apertadas e em frente a frias telas vai esquecendo antigas paixões. A boa notícia é que elas continuam lá, esperando a gente dar uma chance para voltarem à tona, para fazerem nosso coração bater e a cabeça sonhar novamente.
Tudo isso para falar que viajei com o British Museum essa semana, de um jeito que eu nem lembrava mais que podia. Grécia, Egito, Persia e oriente médio são algumas das partes mais impressionante.




Ah, os gregos! Muitas das estátuas gregas chegaram até nós sem a cabeça, os braços, às vezes um torso ou alguma parte do corpo são tudo que sobrou. E o mais impressionante é que como esse "pedaço" basta. Tem força, tensão, emoção próprios. Parece que cada músculo desenhado na pedra diz tanto sobre nós quanto a peça completa poderia fazer. No final do século 19, fascinado com sua força, Rodin se inspirou nessas peças incompletas para fazer suas esculturas - também incrivelmente expressivas, mas essa é outra história.

Mesmo diante de algumas das coisas mais importantes já feitas pelo homem, muita gente parecia mais interessada em tirar uma foto engraçadinha ao lado da múmia para pôr no facebook do que em observar ou aprender alguma coisa. Sem contar os que quase esbarram nas peças o tempo todo - sim, o museu está sempre cheio e podemos chegar muito perto de quase todas elas. Como disse meu irmão: "os objetos nos lembram de como a humanidade pode ser grandiosa e os turistas de como ela pode ser pequena".
Por fim, preciso dizer que não evito ficar um pouco irritada vendo tanta coisa incrível tão longe de onde deveria estar. Muitas coisas egípcias, assírias, persas... Uma parte do Partnenon está ali, e não em Atenas, por exemplo!  Com seu poder econômico, a Grã Bretanha roubou pegou muita coisa que é da história e cultura de outros povos e nunca mais devolveu. Estava pensando que um pedacinho de Stonehenge iria ficar ótimo ali no vão do Masp, o que vcs acham? Os ingleses adorariam o empréstimo, não?


Do Egito, só faltou mesmo trazerem as pirâmides! 

2 comentários:

Sarah disse...

muito legal!

Anônimo disse...

muito legal hein! quanto ao "empréstimos" dessas peças, realmente é de se revoltar.
argos