quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Eita família enrolada sô!

Minha avó
 Antônio Emídio era um grande fazendeiro que vivia no “córgo dos Emídios” ou córrego dos Emídios que segundo meu pai seria a mesma coisa que fazenda dos Emídios. Hoje o “córgo dos Emídios” é o município de Raul Soares. Antônio Emídio se casou com Maria Caetano que foi "pega no laço", pois era índia ou cabocla, não se sabe ao certo. Entre muitos filhos Maria Caetano deu a luz a Januário e Guilhermino Emídio. Guilhermino Emídio se casou com Augusta Alves, sua prima, filha de Maria Alves. Maria Alves era feiticeira e filha de Duvirge. Dizia o mito que pra ser boa feiticeira tinha que matar um parente com feitiço, e assim ela o fez. Essa Maria Alves era figurinha difícil, tanto assim que meu avô quando brigava com a minha avó a chamava de Maria Alves, para ofendê-la. Apesar da fama ruim, após a morte de Maria Caetano, Antônio Emídio se casou com ela. Maria Alves morreu depois da filha Augusta, na casa de uma sobrinha. Minha avó disse que esse povo todo, Maria Alves, Maria Caetano, era de Alvinópolis e Garanjanga. Guilhermino Emídio era administrador da fazenda do seu pai. Mas a fazenda tinha tantas dívidas que foi para leilão. Guilhermino havia combinado com seu pai que iria arrematar a fazenda para ele, mas no dia do leilão chegou atrasado e Januário acabou arrematando a fazenda. Houve uma briga feia entre irmãos e pai. Januário chegou a sacar a arma para seu pai e disse “só não te mato agora porque é meu pai”. Antônio então respondeu: “pois esta arma será usada para você mesmo”. Anos mais tarde Januário se suicidou com um tiro no ouvido. Januário havia se casado com a irmã de Augusta Alves, Mariquinha. Januário não rezava, dizia minha avó, e traia a mulher dele com Donana, cujo marido era colono da fazenda e permitia o caso da mulher com o patrão por causa das regalias que tinha. Donana teve filhos de Januário: Jorgina e Bastião Pereira. Depois da morte de Mariquinha, Januário se casou de novo, mas se separou da segunda mulher e foi viver com a amante, que não era Donana. Como Januário arrematou todas as terras, Guilhermino foi morar em um pequeno sítio. Agora ele comprava couro para fazer cabresto para cavalo. Augusta Alves deu a luz a Geralda Joana de Jesus, minha avó. Augusta apanhava muito de Guilhermino, pois era ciumenta e o marido a traia. Sua amante era a Maria Siviana que era casada com João ou Zé Quizinho. Augusta morreu por causa de um chute que levou do marido, o local infeccionou. Apesar de ir para Belo Horizonte para se tratar, não resistiu e acabou falecendo em BH. Após a sua morte Guilhermino se casou com Jurupira, senhora da cidade. Jurupira tinha uma oficina de chapéu na cidade e vivia com seus dois filhos, Lola e Afrânio. Ela contava para o meu pai que quando via Guilhermino na cidade, com chapéu e cavalo, achava que ele era fazendeiro rico, e por isso aceitou se casar com ele. Mas após o casamento viu que a fazenda era apenas um pequeno sítio e que o rico fazendeiro só tinha dívidas, como revelou Valdemar um dos filhos de Guilhermino. Como Lola e Afrânio tinham a vida boa na cidade, não começaram a trabalhar na roça quando se mudaram com a mãe para o sítio de Guilhermino. Os filhos de Guilhermino achavam aquilo um desaforo, enquanto passavam o dia inteiro trabalhando na roça, Afrânio ficava fumando seu cigarro, o que era bem chique para a época. Quando Jupira mudou para o sítio, se desfez da oficina de chapéu e passou a fazer geléia. Lola virou professora da região e se casou com adminstrador de fazenda. Afrânio virou viajante, na verdade representante de vendas de uma firma.

Meu avô
 Chiquinha e João Vitório vieram da Itália com sua filha Antonieta Podrigue, que na época tinha 14 anos. Chiquinha e Antonieta eram muito ligadas, tanto que quando uma morreu, depois de um mês a outra morreu também. Antonieta se casou com Joaquim Soares, que nasceu em São Paulo mas foi criado em Ubá. Em Ubá, Antonieta deu a luz a Antônio Soares, meu avô. Foram ser colonos da fazenda dos Emídios. Foi lá que Antônio Soares e Geralda Joana de Jesus se conheceram. Antônio contou para meu pai que por causa de dívidas, Januário tomou a colheita inteira de Joaquim Soares.

Os dois
Antônio, além de trabalhar na roça, era carpinteiro. Quando se casou trocou uma cama que havia feito por um saco de feijão. Disse meu pai que com 1.5 hora fez outra cama. As brigas de Geralda com Antônio eram por ciúmes. Geralda tinha ciúmes de Antônio por causa de Fia, prima de Antônio. Geralda ficou grávida por mais de 20 vezes. Teve três abortos. Quatro filhos, Francisco, Afonso, Joãozinho, Paulinho, morreram aguados antes dos dois anos de idade. Tinham desinteria, dizia minha avó, e o pescoço caia. Minha avó disse que não tinha tempo de cuidar dos filhos, pois meu avô enchia a casa de colonos, e ela tinha que fazer comida etc... tinha muito serviço para fazer e as crianças acabavam morrendo.

10 comentários:

MAia disse...

AMEI! Vc TEM que ler Guimaraes Rosa, cumpadre lá dos gerais também.
Álias, proponho que todos escrevam algo sobre sua família aqui. Vamos?

Maia disse...

Quem sabe com este desafio não me redimo, pois tô em dívida com esse blog...só publiquei um mísero texto este ano!

Anônimo disse...

Álias, lembrei q alguém disse que comentava todos os textos do blog, mas tem muita coisa mais antiga sem nenhum comentário... snif.

Sarah disse...

PROTESTO!!! Fiz o levantamento e todos os textos sem comentários são os meus!!! Das postagens q eu não fiz/participei, só duas ficaram sem comentários!!!!
Aliás esta história da minha família será atualizada em breve... minha irmã está indo para São Pedro dos Ferros e vai conhecer a famosa Lola, que pode fornecer informações mais completas sobre o causo...

Anônimo disse...

Vou pôr os links do q está sem pra te provar, haha...

Argos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Argos disse...

eta brasilzão rs
pra fixar melhor a história na minha cabeça eu fiz uma árvore genealógica. segue link

https://docs.google.com/leaf?id=0B44hAeIIi3mfNTk0YjA2NzQtNmZhYi00NjcwLWI0MTUtZTVmYmMwODAxODIw&hl=pt_BR

muito boa a ideia de escrever sobre a família, eu mesma não sei nada da minha...

Sarah disse...

Argos, não consegui ver a árvore!!!!!

Anônimo disse...

testando outro link, mas não é certeza q dará certo:

https://docs.google.com/leaf?id=0B44hAeIIi3mfNTk0YjA2NzQtNmZhYi00NjcwLWI0MTUtZTVmYmMwODAxODIw&sort=name&layout=list&num=50

Sarah disse...

Argos ficou ótima a árvore!!! Acertou tudo! bjs